Igreja das Azenhas dos Tanoeiros

Fundada em terreno oferecido pelo casal Luís Bernardes Pereira e Maria da Purificação, moradores na localidade, com a ajuda das receitas dos convívios da matança do porco. Foi lançada a primeira pedra em 1979 e deu-se início aos trabalhos com grande participação da população. Tendo sido inaugurada em 1981 pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. António Ribeiro.

O seu orago é Nossa Senhora do Rosário, instituído na antiga ermida do lugar, ainda existente, fundada em 1717 por Vicente Luís (nela sepultado) e sua esposa Maria João, moradores na aldeia junto à mesma ermida.

Igreja do Barril

Com o orago de Nossa Senhora Mãe de Deus. O processo da sua edificação começou a ser idealizado em 1966, com o intuito de dar resposta às necessidades religiosas, cada vez mais prementes, da população, não comportáveis na antiga Capela de São Sebastião, fundada em 1591, actualmente extinta.

Procedendo-se à aquisição do terreno em 1968, iniciou-se a sua construção em 1970, com a ajuda dos fundos angariados, em especial, nos convívios da matança do porco, onde participou graciosamente o povo do lugar e acorreram numerosos visitantes a ajudar. Foi inaugurada em 1974.

História da Paróquia

Designada primitivamente por São Domingos da Fanga da Fé, com sede na, então, paroquial de São Domingos, situada onde existe actualmente a Capela com o mesmo orago. A qual, tendo ficado muito arruinada pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755, foi substituída, na sua função, pela Ermida de Nossa Senhora da Encarnação da Lobagueira (actual Encarnação), onde se manteve até à actualidade.

A data da sua fundação é, ainda, desconhecida. No entanto, já aparece referenciada a sua existência no longínquo ano de 1542, como paróquia filial da matriz de São Tiago de Torres Vedras, que apresentava o seu pároco, como Cura anual.

Igreja da Encarnação

Monumento de interesse nacional desde 1945, o seu orago é Nossa Senhora da Encarnação e a sua fundação, propiciada pelo Morgado da Lobagueira, proprietário do terreno e pelo povo, remonta ao ano de 1604, ainda como Ermida com o mesmo orago. Santuário de grande nomeada, logo desde os primórdios a ela acorriam círios originários das mais diversas localidades da região situada entre Lisboa e a Lourinhã. Após o terramoto de 1 de Novembro de 1755, após a ruína que sofreu a antiga Matriz de S. Domingos, foi cedida orologi replica pelos seus propietários, os Condes de Belmonte, para servir como Igreja Paroquial.

Igreja da Galiza

Com o orago de São Francisco de Assis. Foi fundada para dar resposta às necessidades de âmbito religioso que sentiam os habitantes das povoações das Quintas, Galiza, Talefe e Valongo.

Após a compra do terreno, foi lançada a primeira pedra em 1987 e iniciaram-se os trabalhos, com o grande empenho e participação de toda a população, tendo por base os fundos orologi repliche angariados nos diversos convívios da matança do porco realizados para o efeito. Foi inaugurada em 1993, por D. António Ribeiro, Cardeal Patriarca de Lisboa.

Igreja de São Lourenço

Antiga ermida com o orago de Santa Susana, que perdurou até ao século XIX, quando passou ao actual, levando, também, à mudança do topónimo da localidade onde está inserida.replicas de relojes

Desconhece-se a data da sua fundação. Mas, há documentação histórica que referencia a sua existência em 1625.