Despedida do Pe. João Vergamota
2018-09-30

DESPEDIDA DO PADRE JOÃO VERGAMOTA DA PARÓQUIA DA ENCARNAÇÃO

“Todos somos cooperadores, plantamos e regamos, mas é sempre Deus quem faz crescer!”

Foi com estas palavras que o Ver. Padre João Vergamota terminou a sua homilia na despedida da Paróquia da Encarnação no dia 30 de Setembro. A Igreja foi pequena para quantos que quiseram participar na Eucaristia. Os rostos estavam carregados de emoção e poucos foram os que conseguiram resistir.

Há sete anos atrás chegava a esta paróquia um desconhecido de todos nós, com uma missão tão especial. Curioso! Foram sete anos, um número carregado de tanto simbolismo.

Recebemo-lo naquela tarde cheios de curiosidade, ansiedade e sobretudo com muita esperança. O seu sorriso depressa revelou o homem humilde que sempre soube acolher.

Dotado de um grande carisma espiritual, foi-nos ajudando a descobrir a beleza da Palavra de Deus, fonte de energia e de esperança. Durante estes sete anos partilhamos da sua vida, da sua existência, da sua história e sobretudo da sua missão.

Com a sua sabedoria sem limites, partilhou das nossas vidas, das nossas existências, da nossa história, da nossa missão.

Muitas virtudes podem ser-lhe atribuídas, mas há uma que nos marcou a todos – a lealdade nas palavras que diz, naquilo em que acredita e vive. E por isso foram muitas as lágrimas que teimaram em surgir durante a sua última homilia como Pároco da Encarnação.

Seguiu-se depois um almoço convívio, mais descontraído, mas nem por isso menos emotivo.

Todos estávamos convictos que este dia iria surgir, mas o efeito entre o pensamento do que pode acontecer e o acontecimento é muito grande.

Conforta-nos o que ele nos deixa. Cada um aproveitou à sua maneira, e foram incontáveis as oportunidades que nos deu ao longo destes anos, dentro e fora da casa de Deus, em horas de oração, e em tempos de lazer, em serões musicais e de cultura geral, e até transcritos no papel. Na nossa terra e até bem longe dela, em viagens de peregrinação com crianças, jovens ou mais crescidos, a todos foi dada a oportunidade de partilhar com o Padre João a sua sempre boa disposição.

Até um dia…