É Deus quem faz crescer - Homilia do Pe. João Vergamota na despedida da Paróquia
2018-09-30

«É Deus quem faz crescer».

Leituras: 1 Num 11,25-29 / Sal 18(19), 8.10.12-13.14 / Tg 5,1-6 / Mc 9, 38-43.45.47-48.

Escutámos no Evangelho a frase do Apóstolo João: «nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco…» (Mc 9,38).

E no livro dos Números escutámos o pedido para que Moisés proibisse alguns anciãos de profetizar pois tinham ficado no acampamento e não estavam com o grupo (cf. Num 11,28).

Vemos espelhada nestas pequenas passagens uma tentação que pode sempre ocorrer: deixarmos de ver o essencial - no caso do Evangelho o facto de que os demónios serem expulsos, e no Livro dos Números o facto dos anciãos profetizarem- e centrarmos o nosso olhar nos pequenos grupos ou nas pequenas sensibilidades a que nos acostumámos.

Na verdade o essencial é ver a acção de Deus pois se os demónios são expulsos é pelo poder de Deus e se os anciãos profetizam é pelo poder de Deus.

Assim, esses acontecimentos são mais para louvar do que para condenar! Ainda bem que eles profetizam, quem dera que todo o povo profetizasse! Ainda bem que os demónios são expulsos…quem não está contra nós está a nosso favor!

O mesmo por vezes pode acontecer na nossa vida cristã, em Igreja: centrarmos o olhar nos nossos pequenos grupos ou sensibilidades, deixando de ver que Deus age para além das nossas capacidades e dos nossos limites.

É por isso importante ver como Deus age também naqueles que não são do nosso grupo. E alegrarmo-nos com as acções que Deus faz! Pois é sempre Ele que faz.

O convite que gostaria de deixar nesta última celebração dominical como vosso pároco é a que aprendamos a ver a acção de Deus. Peçamos-lhe assim: «Senhor, permiti que os meus olhos vejam a vossa acção, o vosso amor! Permiti que reconheça a Vossa presença e os Vossos dons em tantos irmãos que connosco peregrinam».

Nestes dias têm vindo à minha mente e à minha oração as palavras de São Paulo, ditas também num contexto em que vários grupos da Igreja puxavam «mais a brasa à sua sardinha», em detrimento de outros grupos. Uns de Paulo…outros de Apolo…

E o Santo Apóstolo dos Gentios, com a sua maestria e clareza afirma:

Eu plantei, Apolo regou, mas foi Deus quem fez crescer. Assim, nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer. Tanto o que planta como o que rega formam um só, e cada um receberá a recompensa, conforme o seu próprio trabalho. Pois, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois o seu terreno de cultivo, o edifício de Deus (1 Cor 3, 6-9).

E é assim que me sinto nesta hora. Como um cooperador de Deus que plantou de novo ou regou o que outros plantaram. Mas o nosso trabalho não é nada, porque é Deus quem faz crescer!

Se alguma palavra gostava que fixassem destes sete anos que aqui estive convosco é esta: é Deus quem faz crescer.

E por isso a Ele dou graças por quanto vi crescer nas vidas dos nossos paroquianos, na vida da nossa comunidade.

Jesus diz no Evangelho que nenhum copo de água dado por amor de Cristo fica sem recompensa. Assim tenho a dizer-vos que grande será a vossa recompensa por tanto bem que me deram por amor de Cristo. Por isso agradeço a todos sem nomear ninguém: a todos os paroquianos, a todas as famílias, a todos os grupos da paróquia, às Autoridades civis, às várias Associações da freguesia…a todos muito obrigado!

Agradeço as vossas orações, as vossas atenções, e também a vossa paciência e a vossa compreensão. Na verdade, os cooperadores de Deus não estão isentos de dificuldades e pecados, e certamente os sete anos aqui passados foram suficientes para perceberem quais os meus defeitos e quais as coisas em que errei e as outras em que poderia ter feito melhor. Todas estas situações confio à misericórdia de Deus e agradeço o vosso perdão.

Recebi esta paróquia há sete anos como um belíssimo tesouro ao qual o Senhor Padre Mota se dedicou de alma e coração. Entrego-a agora ao Senhor Padre Nelson na certeza de que a sua generosidade e audácia evangélica continuarão a ajudar todos e cada um a seguir a Cristo com entusiasmo e fé.

Todos somos cooperadores, plantamos e regamos, mas é sempre Deus quem faz crescer!

Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo.orologi replica

Pe. João Vergamota